Dia do Produtor de Tabaco reúne 450 fumicultores em Rio Azul
O município de Rio Azul sediou hoje (28) o Dia do Produtor de Tabaco, este ano, comemorado no Paraná. Cerca de 450 fumicultores de todo o estado estiveram reunidos no Centro de Eventos Martins para um dia de confraternização e comemoração.
A saudação inicial foi dada pelo tesoureiro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Laurindo Drescher. Ao cumprimentar os fumicultores presentes, Drescher falou da satisfação em organizar as homenagens. “Hoje é dia de reconhecimento de uma cultura que, para nós fumicultores, é a salvação das propriedades e do movimento econômico dos municípios”, enfatizou Drescher. Ele ainda lembrou do momento atual que a fumicultura vive, com a grande incidência de granizo que atinge os três Estados do Sul do Brasil. “A Afubra está ao lado de seu associado para amenizar os estragos causados. Esta é a bandeira inicial da entidade, fundada há 60 anos para auxiliar nas perdas com granizo”, disse o tesoureiro, ao pedir que, “como sempre, temos que manter a nossa cabeça erguida e, com coragem, seguirmos em frente, contra as adversidades climáticas e também contra quem fala mal do setor sem nem conhecê-lo”.
Para o representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Mesaque Kecot Veres, cada fumicultor presente representa as mais de 120 mil famílias produtoras. “Desde a semente até o consumidor final, é o resultado desta importante cadeia produtiva para o país, estados e municípios e, principalmente, para o produtor”, disse o dirigente. Ele ainda lembrou das campanhas antitabagistas e deixou claro que “estamos juntos com todos na defesa da cadeia produtiva”.
O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep), Marcos Júnior Brambilla, falou sobre a sua satisfação pessoal por acompanhar a evolução da agricultura no Paraná, dentro elas, o tabaco. “A evolução do tabaco, há 20 anos, é histórica. Algumas pessoas não sabem, mas quem plantou ou planta, sabe o quanto evoluiu a cadeia produtiva. A cultura significa muito para o Paraná”, garantiu Brambilla, ao afirmar que o fumicultor deve ter a consideração e o respeito de todos.
O presidente do SindiTabaco, Iro Schüncke, ao lembrar de sua infância, disse que a entidade representa uma importante cadeia produtiva no Brasil. “Todos têm se empenhado na defesa da cadeia produtiva e, em parceria, conseguiremos proteger o setor. Pois, enquanto tiver demanda, vai ter produção e por muitas décadas”.
Para o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Igor Felipe Zampier, “o tabaco não é alimento, mas compra o alimento e compra qualidade de vida. E isso, outras culturas não fazem. Os fumicultores produzem economia para si e para os municípios”.
Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Igor Felipe Zampier
O presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco) e prefeito de São João do Triunfo/PR, Marcelo Distefano, explicou que a entidade surgiu para ser mais um parceiro na defesa do setor. “Defendemos não somente o produtor mas também a economia dos municípios. Vamos contar às autoridades a realidade do setor, pois os dados que elas têm da cultura é de 20 anos atrás”, disse o presidente da AmproTabaco.
Presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco) e prefeito de São João do Triunfo/PR, Marcelo Distefano
Para o deputado estadual Anibelli Neto, proponente do Dia do Produtor de Tabaco no Paraná, “é uma alegria prestigiar as pessoas que merecem respeito e a lutar por elas na Assembleia Legislativa”. O deputado disse que sente orgulho de ser líder do bloco da agricultura familiar e homenagear fumicultores que lutam para garantir dignidade para si e sua família. “Se tabaco faz mal, me digam uma cultura que possa fixar o produtor rural na terra”, disse o parlamentar, ao pedir sensibilidade às indústrias na hora da comercialização da safra.
O prefeito de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi, disse que as maiores autoridades são os produtores de tabaco. “Para defender o tabaco é preciso ter coragem”, enfatizou o prefeito, ao lembrar a evolução do setor.
A programação do dia especial dedicado ao produtor de tabaco tem como organizadores a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaep), Federação da Agricultura e Pecuária (Faep) e Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), com o apoio da Prefeitura de Rio Azul. Além dos pronunciamentos, o período da manhã contemplou depoimentos de produtores do Paraná. Na parte da tarde, palestras do presidente da Afubra, Benício Albano Werner, e do vice-presidente da Fetaep, Marcos Júnior Brambilla, apresentação de grupo de danças e show com Osvaldir e Carlos Magrão.
No hay comentarios:
Publicar un comentario